Neste exemplo simularemos um atendimento via chat em tempo real, onde Joaquim que visita o Website do Sistema de Chat está com algumas dúvidas sobre o sistema e o Operador Rafael o atenderá. Joaquim acessa o Google buscando um sistema de chat para seu Website; Joaquim Encontra nosso site, navega em diversas páginas e solicita um atendimento clicando no botão \”Atendimento Online\”;  

O sistema envia um alerta para todos os operadores disponíveis para atender o Joaquim. Então o Rafael aceita a requisição. Rafael envia uma mensagem de saudação que o sistema sugeriu, Joaquim faz algumas perguntas e o Rafael responde. Joaquim avalia o atendimento e encerra o atendimento.

Todo o Histórico ficou armazenado no banco de dados e assim será possível dar continuidade neste atendimento, caso o Joaquim retorne com novas dúvidas, ou o gestor do Rafael poderá analisar todo o diálogo.

E quando não existe operador disponível? O visitante que navega no site encontrará o botão com o Status Offline e ao clicar no mesmo ele deve preencher os campos e enviar a mensagem. Assim que um operador conectar no sistema, verá a mensagem que foi deixada e tomará as ações necessárias para contactar este cliente.